Despedida em casa do Julio e da Olga.

Despedida em casa do Julio e da Olga.
Foi com feijoada 'a brasileira e musica sertaneja que dissemos adeus ao Julio e 'a Olga. Partiram para Guine-Conakry :-(

Casamento em Accra

Casamento em Accra
Fui madrinha. Ou melhor, testemunha. O Julio (brasileiro) e a Olga (australiana-grega) casaram pelo Civil. A noiva decidiu ir de cor-de-rosa. Eles foram-se embora do Ghana, pois o Julio tem carreira diplomata, e quiseram casar na presenca da irma do Julio, Alzira (vestida de branco ao lado dele) antes de irem embora. Ficam as saudades. Um casalinho muito porreiro.

IIT Kloster Kappel

IIT Kloster Kappel
Recém-chegada do International Intensive Training em Comunicação Não-Violenta (CNV), venho com o coração bem quentinho. O evento teve lugar no mosteiro Kloster Kappel, em Kappel am Albis, na Suiça. Foram nove dias intensos, com aulas das 9h às 21h, mas muito, muito felizes. Um dos objectivos era, claro, conhecer o Marshall Rosenberg, pai do processo da CNV. Um verdadeiro senhor. Só a sua presença enche uma sala. Cá estamos nós num dos muitos momentos bem-dispostos que marcaram o encontro. A minha vontade era ir já ao próximo, mas será nos EUA, um bocadinho longe do Ghana…

O caminho menos percorrido

O caminho menos percorrido
Um dos vários caminhos que dá acesso aos bosques que envolvem Kloster Kappel. O cenário é realmente paradisíaco.

Clube do Livro, Junho 2009

Clube do Livro, Junho 2009
Uma delícia de salada de frutas, está visto! Todos os meses, um grupo de vizinhos do Cedar Court junta-se para o Clube do Livro. É escolhido um livro que toda gente deve ler e, no mês seguinte, é organizado um jantar para trocar ideias sobre a leitura. Cada mês há um anfitrião diferente que faz o jantar e cede o espaço de sua casa para o Clube se reunir. Em Junho, os vizinhos paquistaneses, Faryal e Ali, receberam-nos muito bem :-) Foi também o último Clube em que participaram os vizinhos Albert e Frank, que em breve regressam à Holanda.

Clube do Livro, Junho 2009

Clube do Livro, Junho 2009
Da esquerda para a direita, no sofá: Argis (a mãe do Ali), Faryal (vizinha paquistanesa, anfitriã do Clube em Junho), Albert (vizinho holandês), Kathrin (vizinha alemã), Frank (vizinho ganês), Patrícia (eu, portuguesa), Alice (vizinha da Zâmbia). Em cima, da direita para a esquerda: Ali (paquistanês, anfitrião do Clube em Junho), Peter (marido de Alice, também da Zâmbia), Rex Quick (vizinho sul-africano), Peter White (vizinho dos EUA), Laura Rose e o marido (vizinhos dos EUA), e Ventura (vizinho espanhol). Grupo simpático e variado, não?

Caracol noutra encarnação

Caracol noutra encarnação
Pois é. Estando no Gana há relativamente pouco tempo, conseguimos mudar de casa quatro vezes. Esta é a segunda casa, também no Cedar Court, lembram-se (ver abaixo)? Amanhã será a mudança para a casa n.º3 e lá ficaremos durante umas semanas, até a casa definitiva estar pronta. Por isso, talvez em breve estejam por aqui fotos da casa n.º 3. Para já, fica uma da n.º2, em tudo semelhante à n.º1. Confusos? Nós também. Vida de caracol não é fácil ;-)

Companheiro no último mês

Companheiro no último mês
Chama-se Knutsi e durante o último mês foi nosso companheiro de casa. Vamos ter saudades dele quando mudarmos de casa.

Ora, estamos de volta!

Depois de um interregno, Encontros no Gana está de volta. Mas como temos o cartão da máquina fotográfica avariado, fazemos batota: ficam algumas fotos do percurso feito na Páscoa, em Portugal.

Santa Comba Dão

Santa Comba Dão
Junto à casa de Oliveira Salazar

Piódão

Piódão
A aldeia do Piódão faz parte da rota das aldeias de Xisto em Portugal. A roupa ainda colocada ao sol, à moda antiga. Adorei!

quinta-feira, 5 de março de 2009

Parabéns Gana!


Amanhã, dia 6 de Março, o Gana completa 52 anos de independência do Reino Unido. Um pouco por todo o centro de Acra as alusões a esse dia tornam-se visíveis.
É nestes dias que bate um pouco aquela sensação de e(i)migrante: é um dia que para os estrangeiros pouco significado tem. Mas não estando em Portugal, e gostando de estar a viver no Gana, é fácil sorrir ao ver as bandeirinhas coloridas a multiplicarem-se e imaginar o que pode significar este dia para os Ganeses. Apesar de algumas duras críticas da Comunicação Social ao actual estado do país após mais de meio século, o que se vê nas ruas de Acra é um grande orgulho por parte da população. Abstemo-nos de tomar partidos estando cá há tão pouco tempo. Mas o Gana é actualmente o país mais seguro da África Ocidental. Alguma coisa tem corrido bem nestes 52 anos, não? Assim, sendo, Parabéns Gana!

2 comentários:

Karlytus disse...

Ola Patricia! :)
Vejo q a experiencia está a ser magnifica.. fico mto contente por ti.. :)

fico tb feliz com o facto de referires ser um País relativamente seguro..

52 anos.. tá a ficar cota.. lool

Beijinhos com saudades! :)

Ana Pinto disse...

Olá Patty! EU a pensar que andavas pelo Ghana e afinal já terminaste o curso na Suiça! Quando regressas a este cantinho à beira-mar?
Fico muito contente por estares a gostar dessa experiência única! Bjos 1000 :-)

Reserva Natural de Shai Hills

Reserva Natural de Shai Hills
A tribo Shai habitou estas colinas até cerca dos anos 80. Hoje em dia, ainda utiliza pontualmente as grutas das colinas para os seus ritos religiosos. Até às grutas, vêem-se várias pedras no caminho. Os Shai, numa táctica defensiva, levavam até ao topo das colinas grandes pedras que faziam deslizar encosta abaixo quando uma tribo inimiga se aproximava. Atrás está o nosso guia, Suliman, que trabalha na reserva há dois anos. Homem de poucas palavras, mas conhecedor do local.

À saída da reserva...

À saída da reserva...
.... Uma surpresa à saída da reserva. Existe um bloco residencial junto ao portão do parque. Quando saímos, este grupo de «exploradores» estava à espreita do carro e muito devagarinho lá foi perdendo a vergonha e concedeu-nos a grande honra desta bonita fotografia.

O Artesanato de Tommy

O Artesanato de Tommy
Nesta pequena venda de rua na Spintex Road (paralela à autoestrada que liga Acra a Tema), econtrámos o artesanato de Tommy, em verga. Comprámos o bonito cesto que vêem em frente a nós.

No bar do hotel Shangri-la

No bar do hotel Shangri-la
No centro de Acra, o hotel Shangri-la é tipicamente africano. Viemos abastecer de cafeína ;-)

QUASE bica...

QUASE bica...
Digam lá que não parece mesmo mesmo uma bica? Pois é... mas o sabor não é nada igual! Se me apanho em Lisboa...

Fomos ver o mar!

Fomos ver o mar!
A cerca de 30Km de Acra encontra-se a cidade de Tema, cujo porto é um importante interposto comercial. Não muito longe do porto fica esta praia, mas não sabemos o nome...

Paisagem em frente à praia

Paisagem em frente à praia
Em frente à praia, há bancas a vender peixe e vêem-se palmeiras ao fundo, bem como um lago que forma uma reentrância no verde. Uma paisagem quase inexplicável. As cores de África são, aliás, inexplicáveis.

Na praia

Na praia
Achámos curioso o facto de relativamente poucas pessoas na praia utilizarem fato-de-banho, especialmente as senhoras. Mergulham no mar vestidas! Este é o entardecer na praia. Água quente assim nunca tinha experimentado antes. Muito, muito agradável.

Uma mesa muito especial

Uma mesa muito especial
Este senhor esculpe o tronco de uma árvore que se encontrava no interior de um condomíno que está a ser terminado. Em vez de deitar fora, o dono do empreendimento encomendou uma mesa. Está a ficar muito bonita, não?

Restaurante Africano

Restaurante Africano
No Twistin não há sítio para lavar as mãos. Cada mesa tem um frasco de detergente da loiça e os empregados trazem, a cada 10 minutos, uma taça com água quente e uma toalha. Existe casa-de-banho mas não tem lavatório nem portas! Se a ASAE visse… Resta dizer que a sopa de peixe (Fufu Soup with smoked fish)) que comemos estava muuuito picante!!

A entrada para Cedar Court

A entrada para Cedar Court
Nesta rua, os condomínios têm nomes de árvores. Nós estamos no «Cedar Court».

Esta é a vista da sala de estar

Esta é a vista da sala de estar
Pois é... vê-se a piscina da janela da sala. Dá para dar umas braçadas de vez em quando.

Uma rua de Acra

Uma rua de Acra

Um posto de Câmbios

Um posto de Câmbios

Uma «Enterprise» à maneira

Uma «Enterprise» à maneira

O trânsito de Acra em hora de ponta!

O trânsito de Acra em hora de ponta!

Táxi

Táxi
Cada táxi em Acra é peculiar. A este achámos muita piada.

No activo

No activo

IKEA cá do sítio.

IKEA cá do sítio.
É preciso é ter olho para descobrir estes cantinhos europeus nas ruas de Acra. Mas eles «andem» aí.